Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quinta-feira, novembro 20, 2008

NOTA DO ANDES-SINDICATO NACIONAL

20 de novembro
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Nestas semana, em todo o país, ocorrerão comemorações relativas ao Dia da Consciência Negra. Esta é uma data importante para os negros e negras do Brasil que lutam contra o racismo e por políticas reparatórias ao povo negro que contribuiu para a construção deste país e foi colocado à margem da sociedade por políticas deliberadas do Estado brasileiro.
No entanto, não entendemos este dia apenas como mais um dia de festas, quando muitos usufruirão da belíssima arte e cultura afro-brasileiras, mas como um dia, sobretudo de reflexões, debates e protestos pela situação social, econômica e política na qual permanece o povo negro neste país. Nesse sentido, é necessário recuperar também a memória de Zumbi, grande líder do Quilombo dos Palmares, assassinado no dia 20 de Novembro de 1695, e de outras personalidades que deram a vida na luta contra a opressão (João Cândido, Solano Trindade, Negro Cosme, Dandara, Acotirene, Luiza Maihm, entre outros).
O ANDES-SN conclama as seções sindicais a engajar-se nas atividades em torno do 20 de Novembro, a construírem os grupos de trabalho sobre etnia, gênero e classe, a fim de que possamos aprofundar o debate e intensificar a luta, em conjunto com os movimentos organizados, contra opressões, desigualdades e discriminações que envolvam classe, etnia, cultura, raça, religião, gênero, orientação sexual, idade, nacionalidade, origem regional, necessidades especiais ou doenças,
Em especial na conjuntura em que vivemos, o fenômeno da eleição de Barack Obama nos EUA, país com agudos problemas de discriminação racial, que faz suscitar o debate em torno da questão étnico-racial e poder. É importante também analisar este debate à luz da crise capitalista atual, vista pelos analistas como das mais graves desde 1929, em que percebem-se as ações dos governos voltadas para salvar bancos e empresas (mais uma vez em detrimento das políticas sociais públicas), das demissões, férias coletivas no setor automobilístico, siderúrgico e outros, prenunciando que as demissões serão ampliadas. Sabemos que mais uma vez os trabalhadores serão chamados a pagar a conta da crise e os negros e negras se encontrarão entre os primeiros a ser atingidos.
VIVA ZUMBI DOS PALMARES!
VIVA A LUTA DO POVO NEGRO!
ABAIXO O RACISMO, O MACHISMO, A HOMOFOBIA!

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog!
Ele me foi indicado por uma amiga e já repassei a indicação!