Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

segunda-feira, abril 06, 2009

Antes de entrar no debate, parte das universidades federais criou avaliação seriada

Em meio à proposta do Ministério da Educação de substituir o vestibular tradicional por um novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conforme mostra a reportagem de Demétrio Weber publicada neste domingo no jornal O GLOBO, ganham evidência as universidades federais que já adotam diferentes formas de seleção.
Pelo menos 13 delas usam o atual Enem como um dos critérios de ingresso, indica balanço preliminar da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
Os chamados programas de avaliação seriada, em que os alunos do ensino médio fazem três testes, um ao fim de cada ano do ensino médio, também já são realidade para milhares de estudantes. Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 100% das vagas são destinadas ao sistema seriado. Na Universidade de Brasília (UnB), 25%; e na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, 20%.

UFRJ defende adoção do novo Enem já este ano
O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Aloísio Teixeira, quer que o novo Enem seja aplicado já neste ano para selecionar os calouros de 2010. Se depender dele, a universidade não hesitará em aderir à iniciativa.
O Globo

Nenhum comentário: