Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

sexta-feira, maio 14, 2010

Egipto rejeita novo tratado do Nilo

O Egipto rejeitou como não vinculativo um novo tratado assinado por quatro países africanos sobre como as águas do Rio Nilo devem ser repartidas.











O acordo foi assinado por quatro países a jusante do rio - o Uganda, o Ruanda, a Etiópia e a Tâmzania. O tratado procura substituir um outro de 1929 que dá ao Egipto e ao Sudão, o direito de usarem cerca de 90 por cento do rio Nilo.

O ministro egípcio das Águas, Mohammed Allam, disse que o seu país ia tomar todas as medidas legais e diplomáticas necessárias para assegurar os seus direitos sobre a água do Nilo.

Os outros países ao longo do Rio Nilo dizem que esperam que o acordo permita a implementação dos projectos de irrigação e hidroeléctricos, em colaboração com o Egipto e do Sudão.

Stanislas Kamanzi, Ministro do Ambiente do Ruanda, disse a BBC que o novo acordo irá invalidar anteriores sobre como o Egipto e o Sudão usam o rio. Kamanzi disse que as reivindicações dos dois países são baseadas em direitos históricos.

Necessidades

"Houve reivindicações por parte do Sudão e do Egipto sobre o que eles consideram direitos históricos. Mas esses direitos são de muitos anos atrás, durante a era colonial. Nós pensamos que devem ser anulados, e todos os países que dividem o rio devem juntar-se e chegar a um novo acordo. E esse novo acordo deve garantir que as necessidades de cada país, incluindo o Egipto e o Sudão, sejam satisfeitas, sem que os outros países sejam privados", considerou.

Por seu turno, o Director de Recursos Hídricos de Quénia, John Nyaro disse à BBC que o encontro desta sexta feira foi importante para evitar conflitos no futuro.

"Onde não existem normas, a lei da selva é que manda…e esta não traz paz. Se não tivermos um acordo em que cada país conhece os seus direitos e obrigações, haverá fricções. A população está a crescer, a procura por água na bacia do Rio Nilo está a aumentar e com as mudanças climáticas, teremos muitas secas. Tenho mais de 50 anos de idade, e nunca tinha visto elefantes morrerem por causa da seca, mas este ano vi vários elefantes morrerem por falta de água", disse o membro do governo queniano.

FONTE: BBC/ÁFRICA

Nenhum comentário: