Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

segunda-feira, maio 03, 2010

Governo quer pressa do Congresso para criar Universidade Luso-Afro-Brasileira









O governo quer aprovar amanhã (4) o projeto de lei que cria a Universidade Luso-Afro-Brasileira (Unilab). A informação foi dada pelo líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). Segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva considera o projeto muito importante “do ponto de vista político, quanto às relações com o continente africano e também por uma questão de justiça com os povos que foram escravizados durante séculos”.

O projeto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em caráter terminativo, mas, como houve recurso, a proposta precisa ser votada pelo plenário da Câmara para só então ser encaminhada à apreciação do Senado. Segundo o líder, a intenção do presidente Lula é ter o projeto aprovado rapidamente também no Senado para que possa sancioná-lo em 15 dias, antes da chegada ao Brasil de uma delegação de chefes de Estado africanos.

Pelo projeto, a Unilab deve ser instalada em Redenção, no Ceará, primeiro município a libertar escravos no Brasil, em 1883. Mas o líder do PSDB, deputado João Almeida (BA), quer que a Unilab seja instalada na Bahia, estado que recebeu grande influência da cultura africana. Por isso recorreu da decisão da CCJ. Um dos objetivos da universidade é promover intercâmbio cultural e de estudantes com o continente africano e incentivar estudos que tenham como foco o desenvolvimento de ciência e tecnologia.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Nenhum comentário: