Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quarta-feira, maio 19, 2010

Ufrgs propõe debate sobre a inserção do jovem negro no mercado


Seminário será realizado amanhã, às 18h30min, na Faculdade de Direito





A Faculdade de Direito da Ufrgs promoverá, amanhã, a partir das 18h30min, debate sobre a segurança e a inserção no mercado de trabalho do jovem negro. O seminário "Olhares Diferenciados sobre a Tríade Juventude Negra, Segurança Pública e Violência" pretende abordar a questão do ponto de vista social, jurídico e econômico. O evento, gratuito, é promovido pela recém-criada Rede Afro-Gaúcha de Profissionais do Direito, com parceria do Grupo Record/RS.

O coordenador da rede, o procurador do Estado Jorge Terra, afirmou que os debates contarão com a participação de autoridades da Segurança Pública do RS, empresários, ativistas sociais, gestores públicos e professores universitários. Ele adiantou que serão apresentadas pesquisas para subsidiar o debate. "Vamos analisar os resultados de pesquisas como a da Fundação Gaúcha do Trabalho e da Assistência Social sobre a empregabilidade do negro. Mesmo estando capacitados para ocupar uma vaga de trabalho oferecida na região Metropolitana de Porto Alegre, eles não são contratados. Há outro estudo que aponta que o jovem negro tem 130% mais chances de ser assassinado do que um jovem branco", citou o procurador da PGE.

Nesse cenário, o evento busca avaliar as políticas atuais da segurança pública e os esforços empreendidos nos campos da repressão e da prevenção para a redução da criminalidade e dos demais atos de violência. "Queremos saber também as práticas usadas para coibir e punir práticas de racismo denunciadas por movimentos sociais, sobretudo no que concerne à técnica da abordagem, à formação e à reciclagem dos profissionais e ao combate à ação de grupos racistas", disse Terra.
FONTE: CORREIO DO POVO

Nenhum comentário: