Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

sábado, maio 01, 2010

Primeiro de maio: dia de luta em defesa da dignidade do trabalhador










A luta dos trabalhadores, que foi consagrada com a escolha do dia 1º de maio como data internacional do trabalho, é incansável. Passados 124 anos desde que 250 mil trabalhadores de Chicago estiveram envolvidos em protestos contra as péssimas condições de trabalho como jornada de 16 horas, ausência de descanso semanal, de férias e sem direito a aposentadoria e teve como resultado a repressão da polícia com prisões, feridos e mortos, a defesa por condições dignas de trabalho permanecem no mundo inteiro.

Os anos que se seguiram ao episódio só tornaram a data mais marcante. A bandeira levantada pela Segunda Internacional Socialista ,em 1889, foi proclamar o dia 1º de Maio como o Dia Internacional do Trabalhador. Além de fazer uma homenagem aos manifestantes de Chicago, defendia a luta pela jornada de oito horas. Protestos surgiam em diversas nações. Em 1891, a França assistiu a repressão aos trabalhadores no norte do país no dia 1° de maio. No ano anterior, os Estados Unidos pressionados pelas forças dos trabalhadores decidiu estabelecer a jornada de horas. Foi seguido pela França, 19 anos depois, ao instituir a mesma quantidade de horas. Em 1920, em plena Rússia pós-revolução, os trabalhadores do país tiveram reservado uma data no calendário que virou feriado nacional. Aos poucos, o dia 1° de maio foi adotado em inúmeros países como o dia da reflexão e luta dos trabalhadores.

Mais uma vez, sindicatos preparam atos públicos em defesa do trabalho digno e de uma sociedade mais justa. Diversos setores do movimento popular, estudantil, sindical que organizam o Congresso Nacional da Classe Trabalhadora se mobilizam neste dia emblemático para propor a redução da jornada de trabalho para 36 horas sem redução dos salários e dos direitos e a luta contra projetos que tentam acabar com os serviços e servidores públicos federais como a tentativa de congelar o salário desta categoria por 10 anos.

Vamos às ruas em cada município, região ou estado para fazer valer nossas vozes e destacar às medidas e ações realizadas por cada entidade envolvida na defesa dos trabalhadores. Acompanhe a programação da sua localidade e participe!

Nenhum comentário: