Ato aconteceu nesta segunda com presença da Sedufsm
Foi formada nesta segunda (19), em Santa Maria, a representação local da CSP-Conlutas - Central Popular e Sindical, reunindo representantes de sindicatos e oposições de trabalhadores da cidade e região. De acordo com o presidente da Sedufsm, professor Rondon de Castro, a criação dessa central sindical em Santa Maria, reflete o aumento da luta de sindicatos independentes contra os ataques do governo sobre os trabalhadores em todo país. "A CSP é a oportunidade que temos para estreitar laços entre categorias distintas, que resistem aos ataques desferidos pelo governo", comentou Rondon.
A opinião é compartilhada pelo diretor do Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz, Marcos de Azevedo, que ressaltou o crescimento da CSP - Conlutas, na proporção que a crise financeira mundial cresce e da ameaça constante do governo sobre os direitos dos trabalhadores.
O professor Jefferson Cavalheiro, militante da oposição no Cpers (Sindicato dos Professores Estaduais), por sua vez, afirmou que as categorias envolvidas na criação da CSP Conlutas local são significativas, agregando um número expressivo de trabalhadores. Isso corresponde à expectativa existente de se intensificar a solidariedade classista entre as diversas categorias em causas comuns. "O caso da privatização dos hospitais universitários, por exemplo", comentou Jefferson, "não é problema exclusivo dos docentes e técnico-administrativos da UFSM, mas de toda a comunidade santa-mariense. O prejuízo será de todos!"
Adesão do ANDES
No caso da Sedufsm, a adesão à nova central sindical é alvo de debates desde 2005, quando o ANDES-SN rompeu - no Congresso de Curitiba - com a CUT (Central Única dos Trabalhadores), por causa da sua linha oficialista e de apoio ao governo do Partido dos Trabalhadores. A adesão do sindicato nacional à CSP aconteceu oficialmente durante o congresso do ANDES-SN, ocorrido em Uberlândia, em 2011, definindo-se na ocasião que as seções sindicais se empenhassem em construir nas representações locais, regionais e estaduais da CSP - Conlutas.
Estiveram presentes representantes da Sedufsm, do Sindicaixa, da oposição organizada no sindicato dos rodoviários, da oposição no Cpers, além de diretores do Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul. A próxima reunião acontecerá em fins de janeiro.
Fonte: Sedufsm - Seção Sindical
Nenhum comentário:
Postar um comentário