Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

terça-feira, dezembro 08, 2009

Congresso do Andes- 2010 - será em Belém

Pela primeira vez, Belém vai sediar um congresso anual do Andes-SN, a ocorrer no período de 25 a 31 de janeiro do próximo ano. A Associação dos Docentes da UFPA (Adufpa)-será a anfitriã do importante evento, o 29º, que deverá contar com mais de 500 participantes, entre delegados, observadores e convidados de todo o Brasil.

O Congresso anual do Andes é a instância deliberativa máxima do sindicato representante da categoria de docentes do ensino superior do Brasil. Este 29º Congresso do Andes representa um importante momento para o sindicato nacional dos docentes, que vem superar entraves especiais criados pelo governo numa tentativa de reduzir a defesa veemente que sempre fez dos interesses dos seus associados. Uma dessas lutas disse respeito à carta sindical do Andes, suspensa arbitrariamente pelo governo federal e reposta depois de incessantes e extenuantes embates, que envolveram as sessões sindicais de todo o país, articuladas em torno da defesa do sindicato, afinal vitoriosa, com o reconhecimento pelo próprio Ministério do Trabalho da representatividade e legitimidade do Andes.

O tema principal a ser discutido no 29º Congresso tem por título “Contrarreforma Universitária, ataques à carreira e ao trabalho docente: desafios do Andes-SN na luta em defesa da universidade pública” e sintetiza todo o espectro da luta que o sindicato nacional dos docentes vem encetando, a fim de impedir que medidas sub-reptícias emanadas do governo federal ponham em risco anos e anos de trabalho em defesa de uma categoria esbulhada, mas resistente. Esse tema define claramente não só o presente, mas o futuro da categoria, porque está em gestação uma reforma universitária que, mais uma vez, solapa a autenticidade de uma universidade que se quer pública, plural e de qualidade, com perfeita associação entre a pesquisa, o ensino e a extensão, tripé ameaçado pelas medidas planejadas pelas autor idades que regem a educação pública no Brasil.

O 29º Congresso do Andes mostrará ao país, com vigor e determinação, sua posição contrária a quaisquer arranjos que alterem os ganhos conquistados pela categoria docente em mais de 30 anos de luta sindical organizada, ao mesmo tempo em que proclamará seu estado de alerta e de enfrentamento em defesa dos princípios mais solenes que devem nortear a carreira dos docentes nas universidades. São princípios dos quais o Andes e seus representados nunca se afastarão e que deverão ser renovados e reiterados por ocasião do 29º Congresso. O Andes representa mais de 60 sessões sindicais em todo o país, com total de filiados que supera a casa dos cem mil. Será um dos maiores e mais importantes congressos do Andes, que a Adufpa está se esforçando para qu e corresponda ao destaque verificado por ocasião da escolha de Belém sediar o evento.

José Carneiro é jornalista, professor aposentado, cientista político e diretor de Interiorização da Adufpa.

Fonte: O Liberal

Nenhum comentário: