Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quarta-feira, dezembro 09, 2009

Funcionários do INSS dizem que Agências fecham por irresponsabilidade do governo

Nota

No dia de hoje as agências do INSS BI Glicério e Agencia Ipiranga, localizadas na Praça Nina Rodrigues estão fechadas.

A razão do fechamento é a irresponsabilidade do governo que vem aumentando os agendamentos de perícias médicas sem que haja condições de atendimento. O que ocorre também com os demais benefícios e serviços no INSS.

Em junho deste ano o governo aumentou a jornada dos funcionários administrativos e médicos para 40 horas semanais, desrespeitando a jornada de 30 horas que é cumprida desde 1983. Com isso aumentou indiscriminadamente a quantidade de agendamentos sem contratação de funcionários.

O que o governo quer esconder é que em 2 anos cerca de 40% dos funcionários se aposentarão causando um caos no atendimento do INSS. Isto se deve à falta de contratação por quase 20 anos entre 1985 e 2003. À partir de 2003 o governo voltou a contratar funcionários para o INSS porém em quantidade insuficiente diante das necessidades crescentes da população. Os novos contratados, dado o grau de exigência para serem aprovados nos concursos e diante das condições de trabalho no INSS tem saído para outras áreas tanto públicas quanto privadas. Vale lembrar que os novos concursados desde 2003 entraram no INSS cumprindo a jornada de 30 horas, portanto o aumento da jornada e a pressão da produtividade que atinge mais de 60% dos salários faz com que muitos não fiquem no INSS.

Diante deste caos e da truculência do governo que se recusa a negociar com os trabalhadores, e que na ultima greve nos meses de junho e julho deste ano impôs através do judiciário e de uma precária lei de greve no setor público o desconto dos dias parados a situação vem se agravando dia a dia no INSS.

Desde o dia 1º de outubro os médicos peritos decidiram iniciar a Operação Excelência para impor ao governo o tempo necessário ao atendimento dos segurados e o governo segue desrespeitando todo e qualquer movimento dos trabalhadores, tentando impor pela força sua vontade.

Esta situação chegou ao limite no dia de ontem pois os segurados se recusam a ter suas perícias remarcadas, visto que a não realização da perícia médica acarreta suspensão de pagamento de benefícios e para aqueles que ainda não conseguiram dar entrada no auxílio doença ou auxilio acidente de trabalho significa terem que enfrentar o afastamento do trabalho, o tratamento à saúde sem nenhum tipo de salário ou benefício.

Ocorreram agressões no local de trabalho e as unidades foram fechadas pela administração pois o governo não consegue garantir a segurança dos funcionários e da população.

Este caos é responsabilidade do governo que escolheu salvar bancos e empresas privadas através do repasse de recursos públicos via BNDES e segue fazendo cortes nos direitos dos segurados e dos funcionários públicos. A omissão do governo diante da situação dramática dos segurados e dos funcionários tem a finalidade de dificultar que os segurados tenham acesso aos direitos previdenciários enquanto reduz salários e aumenta a jornada de trabalho para não contratar mais funcionários.

Exigimos:

Contratação imediata de 20.000 novos trabalhadores para o INSS
Manutenção da jornada de 30 horas sem redução salarial
Fim da política de produtividade e da fixação de tempo mínimo de atendimento
Fim dos agendamentos sem condições de atendimento
Fim da Alta Programada
Fim do Fator Previdenciário
Previdência Social pública e de qualidade

Fonte: Sindsprev -SP - CONLUTAS