Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

quinta-feira, dezembro 03, 2009

Grupo de judeus negros celebra Paz

Nesta quarta-feira, 02/dezembro, Dia Nacional do Samba, um encontro inusitado: o grupo israelense Idan Raichel Project - de judeus negros, que teve turnê badalada em Nova Iorque e países da Europa - encontra suas raízes no Centro Cultural Cartola, onde será recepcionado pela turma de crianças de percussão e a velha guarda da Mangueira.

Antes, os artistas passeiam pela comunidade, acompanhados do babalawo Ivanir dos Santos, para conhecer de perto onde viveu um dos artistas que influencia a obra do grupo: Agenor de Oliveira, Cartola. É a primeira vez que eles visitam o Brasil. O grupo faz show no Rio, Salvador e São Paulo.

Cartola, um dos mais famosos nomes do samba nacional, descobriu sua vocação artística durante os rituais de candomblé. Por este motivo, atendendo pedido dos próprios músicos, com objetivo de entender a formação musical do compositor, eles seguem para um terreiro de candomblé: o Ilé Asé Igba Odé, em Madureira, um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro. Lá, assistem a um toque ritual em homenagem aos orixás Xangô e Oxossi.

O que é o Idan Raichel Project

O Idan Raichel Project é um coletivo multicultural e único que vem chamando atenção da crítica das mais importantes publicações internacionais.

O grupo mudou completamente a imagem da música popular israelense, com uma mensagem de amor, paz e tolerância, e a colaboração de músicos das mais diferentes culturas, inclusive a árabe.

Combinando doses de música tradicional etíope, cantos do Yêmen, salmos bíblicos e ritmos caribenhos e brasileiros, o Idan Raichel Project criou um estilo único, capaz de derrubar fronteiras geopolíticas - aparentemente intransponíveis - armado apenas de boa música.

Popularidade

A explosão de popularidade e a quebra de recordes de vendas dos CDs em Israel e shows lotados ao redor do mundo revelam o poder da poesia de músicas cantadas em hebraico, árabe, espanhol, inglês entre outros idiomas e dialetos, sempre falando do verdadeiro significado da palavra amor num mundo complexo e repleto de conflitos.

O Idan Raichel Project é o melhor exemplo do atual cenário musical israelense, que vai muito além da música folclórica e reúne pessoas de diferentes regiões, tradições e experiências em torno de uma única linguagem musical. A música do Idan Raichel Project é uma celebração da diversidade multicultural, na qual os elementos étnicos foram revistos por grooves modernos, a fim de fortalecer a ponte entre o tradicional e o moderno.

Seus 'experimentos' resultaram no álbum "The Idan Raichel Project", que se tornou um dos mais vendidos na história de Israel e impulsionou-o a tornar-se uma figura de destaque na cena musical internacional. Depois desse, seguiram-se outros dois álbuns de igual sucesso: "Out of My Depths e "Within my walls". Todos inéditos no Brasil.
Fonte: Afropress

Nenhum comentário: