Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

terça-feira, dezembro 29, 2009

ENFIM: DI BELLO Y FREYRE

Argentina é palco do 1º casamento gay da América Latina




O primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo na América Latina foi celebrado nesta segunda-feira na cidade de Ushuaia, no extremo sul da Argentina.

"Estamos muito felizes e orgulhosos", disse José María Di Bello, que se casou com o também argentino Alex Freyre graças a uma autorização especial da governadora da província de Tierra del Fuego, Fabiana Ríos, já que a lei do país não permite a união matrimonial de pessoas do mesmo sexo.

Freyre, de 39 anos, e Di Bello, de 41, tinham previsto se casar em Buenos Aires no último dia 1º, o Dia Internacional de Luta contra a Aids, doença da qual ambos sofrem. Porém, decisões judiciais contraditórias levaram o Registro Civil da capital argentina a não concretizar o casamento.

"Acabamos de nos casar", afirmou Di Bello ao anunciar a união ao canal de televisão "Todo Noticias". "Sabíamos que a governadora é uma pessoa que simpatiza com esta causa e estamos agradecidos", ressaltou.

Segundo Di Bello, o casamento foi organizado "reservadamente" para evitar "o duro momento" que o casal atravessou desde que foi proibido de concretizar seu sonho em Buenos Aires.

A notícia gerou imediatamente uma polêmica, à qual se uniu Eduardo Sambrizzi, representante da Corporação de Advogados Católicos. Segundo ele, o casamento "é nulo", já que a lei argentina não permite casamentos de pessoas do mesmo sexo.

"O que ocorreu em Ushuaia foi um show", disse Sambrizzi à página na internet do jornal "La Nación".

"Esperamos que não haja novas objeções judiciais", afirmou Di Bello, manifestando também seu desejo de que este seja o primeiro passo para que outros homossexuais possam se casar na Argentina.

Atualmente, quatro cidades do país reconhecem a união civil entre pessoas do mesmo sexo, que não é equiparável juridicamente ao casamento.

A Lei de União Civil da cidade de Buenos Aires, aprovada no final de 2002, representou o primeiro antecedente no país e o primeiro reconhecimento legal dos casais homossexuais na América Latina.

FONTE: EFE

Nenhum comentário: