Entidade foi recebida nesta quarta pelo ministro da Educação
Após 24 dias em greve, com o movimento que já levou 200 campi a paralisarem em todo o país, o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) finalmente conseguiu ser recebido nesta quarta, 24, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.
O Sinasefe enumerou, durante a audiência, os motivos que levaram a categoria à greve, com a distribuição da pauta aos presentes e a apresentação do quadro de greve. O ministro demonstrou vontade em negociar, mas pontuou que não caberia ao MEC a negociação sobre a parte financeira da pauta. Ele afirmou que qualquer questão que tenha relação direta com o orçamento de 2012 deve ser tratada em mesa com o ministério do Planejamento. Pontuou, inclusive, que a questão orçamentária precisaria ser definida até o final desse mês.
Foi cobrado por parte das lideranças grevistas uma proposta oficial por parte do governo. Sobre a pauta financeira, o ministro se comprometeu a fazer a interlocução com o ministério do Planejamento, promovendo uma audiência da Central que representa o Sinasefe – CSP Conlutas- com aquele ministério, para que o governo apresente a proposta para a Carreira dos Docentes. Os sindicalistas enfatizaram ainda que reivindicavam a apresentação de uma proposta para os técnico-administrativos em educação e que qualquer negociação com o Sinasefe deve atender aos dois segmentos.
Ao final da reunião, o sindicato conseguiu estabelecer um calendário mínimo para a continuidade das negociações com o MEC, em resposta às indagações e questionamentos apresentados durante a audiência. Esse calendário está constituído inicialmente de duas reuniões: a primeira ocorreria nesta quinta, 25, como reunião intermediária e preparatória, onde seriam apresentadas as questões tecnicamente para o Secretário da SETEC; e a segunda reunião ficou agendada para a próxima semana, onde haverá uma interlocução e negociação diretamente com o ministro Fernando Haddad. A audiência deverá ser realizada na segunda, 29, ou na terça, 30.
FONTE: Assessoria de Impr. da SEDUFSM
Nenhum comentário:
Postar um comentário