Depois de declarar sua independência no dia 9 de julho, a República do Sudão do Sul ingressou nesta segunda-feira (15/08) oficialmente na UA (União Africana) como o país membro número 54.
A cerimônia de incorporação aconteceu na sede da UA em Addis Abeba, na Etiópia. O presidente do Sudão do Sul, Salva Kirr, dirigiu a delegação do novo Estado. O evento foi o primeiro ato internacional em que foi tocado o hino nacional do país.
O chefe da Comissão Executiva da UA, Jean Ping, saudou os presentes em sudanês e desejou longa vida ao recém incorporado membro. Ping aproveitou para pedir aos governos do Sudão e do Sudão do Sul que trabalhem pela paz duradoura e por uma relação amistosa."Todos sabemos que ainda existem assuntos cruciais pendentes que a República do Sudão e Sudão do Sul devem enfrentar", disse Jean Ping.
O presidente do novo país afirmou estar disposto a manter uma relação construtiva com seu vizinho. "Reafirmamos nosso compromisso para viver em paz com nossos irmãos e irmãs do Sudão", afirmou Salva Kiir, que admitiu a existência de complexos desafios a serem enfrentados pelo Sudão do Sul.
O presidente prometeu usar "o dinheiro procedente do petróleo para impulsionar a agricultura e alimentar nosso povo".
Em janeiro passado, o sul votou em um referendo pela separação da composição do Sudão. No dia 9 de julho, a região proclamou-se Estado independente.
FONTE: Opera Mundi
Nenhum comentário:
Postar um comentário