Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

segunda-feira, julho 19, 2010

Falta de professores atinge escola gaúcha que teve pior desempenho no Enem

Instituições gaúchas não conseguem ficar entre as 20 escolas melhores pontuadas no exame do Ensino Médio


A escola pública gaúcha de ensino médio regular que teve o pior desempenho no Enem 2008 chama-se Paulo Freire. O Instituto Paulo Freire fica na periferia de Uruguaiana, na fronteira do Brasil com a Argentina. São 510 alunos. A falta de estrutura prejudica a educação dos estudantes. "Estamos sem alguns professores no turno da noite", disse a diretora Rosangela Silva.

A diretora lamenta a média "435" no exame que avalia os alunos do ensino médio, mas ressalta que a escola se esforça para qualificar a metologia educacional, assim como o interesse dos educandos. Entre as escolas brasileiras, o Rio Grande do Sul não tem colégios nas primeiras 20 posições. Para o Diretor do Departamento Pedagógico da Secretaria Estadual de Educação, Milton Pereira, o desempenho das escolas públicas não foi ruim, tendo o estado permanecido na média entre 500 e 600 pontos. "A pontuação do Estado é regular. Não chegamos às máximas pontuações, mas também não tivemos uma média completamente negativa", ponderou.

A Escola Estadual Macedo Beltrão, em Capão do Cipó, na região central do Estado, teve o segundo pior desempenho das escolas gaúchas. Conforme o diretor José Rodolfo de Brum, a maioria dos alunos do primeiro ano do Ensino Médio é proveniente de assentamentos, tendo, muitas vezes, de percorrer 80 km para chegar até o colégio.

Para as Nações Unidas, a partir da redemocratização do país, na década de 80, milhões de brasileiros tiveram acesso à escola. No entanto, os investimentos em educação, em educadores e alunos não acompanharam a grande demanda. "O financiamento em educação é um problema, também. Enquanto no Brasil os governos gastam R$ 1,5 mil por aluno, anualmente, fora daqui os governo chegam a empregar 7 mil dólares", ressalta Célio da Cunha, Consultor em Educação da Unesco para o Brasil.
FONTE: CORREIO DO POVO

Nenhum comentário: