Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

terça-feira, julho 20, 2010

PAM fala de catástrofe eminente no Sahel

O Programa Alimentar Mundial alertou para o que diz ser a subida dramática nos níveis de subnutrição na região do Sahel, a sul do Deserto do Saara.



Segundo PAM a fome atinge mais de dez milhões de pessoas no Níger, Chade, Camarões e norte da Nigéria.

As Nações Unidas já apelaram a contribuições dos países doadores para evitar uma catástrofe humanitária na região.

O Programa Alimentar Mundial diz que duplicou as suas operações de ajuda no Níger, onde oito milhões de pessoas perderam as colheitas e gado após uma grave seca.

A directora executiva daquela agência das Nações Unidas descreveu a seca como una catástrofe à espera de acontecer e disse que o PAM se encontrava numa corrida contra o relógio para tentar chegar a todas as populações afectadas.

Josette Sheeran dirigiu ainda um apelo urgente aos doadores, afirmando que são necessários pelo menos 200 milhões de dólares.

Alerta no Níger

À BBC, a porta voz do PAM em Londres, Caroline Huford disse que tudo estava a correr mal no Níger:

"Estamos na presença de uma situação de pobreza extrema - lembremo-nos que o Níger ocupa o último lugar do índice de desenvolvimento humano da ONU - e a maioria da população depende da agricultura de subsistênia. O Níger tem uma das taxas de crescimento populacional mais aceleradas do mundo e os preços dos cereais não baixaram. Tudo isto a juntar ao clima hostil, ao aquecimento global e à seca prolongada, deixa-nos um cocktail potencialmente explosivo".

Caroline Huford explicou ainda que as operações de emergência se iriam concentrar nos mais jovens:

"Estamos a tentar chegar a oito milhões de pessoas, e desses um milhão têm menos de dois anos de idade. Temos verificado que quando distribuimos mantimentos são os irmãos mais velhos ou outros familiares que acabam por comer os alimentos mais nutritivos, em vez das crianças mais pequenas, e são estas que mais precisam de comer caso contrário poderão sofrer danos irreparáveis a nível físico e psicológico", explicou a porta-voz do PAM.

Nações Unidas apelam a mais de 200 milhões de dólares para evitar catástrofe alimentar na região do Sahel.

FONTE: BBC ÀFRICA

Nenhum comentário: