Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

sábado, novembro 12, 2011

Estudantes colombianos tomam as ruas e freiam reforma do ensino superior











Várias cidades da Colômbia foram tomadas nesta quinta-feira por centenas de milhares de estudantes que reivindicam a suspensão dos planos de reforma do ensino superior no país. O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, disse que retirará as propostas com algumas condições, mas os estudantes ampliaram as demandas e exigem mais do que somente a interrupção da reforma que, para eles, promoveria uma privatização parcial do ensino.

De acordo com o líder estudantil Jairo Rivera, membro da Mesa Ampliada Nacional Estudantil (MANE), uma reposta para a proposta do presidente será analisada no sábado (12/11). De acordo com Rivera, além do fim da reforma, os estudantes exigem a a construção de propostas alternativas e a desmilitarização dos centros educativos, assim como o respeito às mobilizações.

"Nossa marcha será pacífica e só pedimos que o governo retire definitivamente a reforma do Congresso e, com a participação de todos, construa uma nova iniciativa que favoreça os estudantes do presente e do futuro do país", assinalou Rivera, um dia antes do que ficou conhecida como "a tomada de Bogotá".

Só em Bogotá, capital colombiana, houve 12 manifestações diferentes que, ao final, concentraram-se no centro da cidade. De acordo com o governo, a reforma educacional vai arrecadar os fundos necessários às universidades colombianas.

FONTE: OPERAMUNDI

Nenhum comentário: