Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

sexta-feira, novembro 04, 2011

Flamengo e Unicef unem forças na defesa dos direitos das crianças







Parceria pela garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes – dentro e fora do clube – mobilizará atletas e torcedores no Brasil e no mundo


O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Flamengo anunciaram hoje uma parceria inovadora no mundo dos esportes pela garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

A parceria foi lançada na sede do clube, no Rio de Janeiro, com as participações do Diretor Executivo do UNICEF, Anthony Lake; da Representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier e da presidente do Flamengo, Patrícia Amorim.

Também participaram do evento atletas do clube como os jogadores Ronaldinho Gaúcho e Leandro, o nadador Cesar Cielo e os ginastas Daniele e Diego Hypolito; Mauricio de Sousa, Escritor do UNICEF para as Crianças, e seus personagens Mônica, Embaixadora do UNICEF no Brasil, e Ronaldinho.

A parceria está baseada na adesão do Flamengo ao compromisso “Meu time é nota 10!”, um conjunto de 10 princípios relacionados à proteção e à promoção de direitos de crianças e adolescentes – atletas e não atletas – dentro e fora do clube.

“Estamos muito orgulhosos de trabalhar com o Clube de Regatas do Flamengo. O clube está mostrando uma grande liderança na criação de diretrizes para a promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes”, disse Anthony Lake, Diretor Executivo do UNICEF. “O compromisso ‘Meu time é nota 10!’ é um maravilhoso passo em direção à criação de um clube que servirá de modelo para a comunidade e para outros clubes.”

“O UNICEF espera que milhões de torcedores do Flamengo – dentro e fora do País – possam se envolver e divulgar mensagens que ajudam a criar um mundo mais igualitário e justo para todas as crianças”, informou o Diretor Executivo do UNICEF.

O Flamengo, por sua vez, identifica na parceria uma oportunidade para desenvolvimento de um conjunto de políticas de responsabilidade social no mundo do esporte.

“Pessoas e organizações do mundo dos esportes têm um papel crucial na defesa e promoçao dos direitos de crianças e adolescentes. O Flamengo está disposto e entusiasmado a realizar ações para contribuir com a defesa dos direitos de crianças e adolescentes”, diz Patrícia Amorim, Presidente do Flamengo.

Com a assinatura do compromisso pela presidente do Flamengo, o clube se compromete a fortalecer suas ações de responsabilidade social e a mobilizar seus atletas e seus 40 milhões de torcedores em favor dos direitos de meninas e meninos brasileiros.

O documento servirá de guia para o plano de trabalho que o Flamengo realizará para fortalecer as ações de responsabilidade social do clube com o apoio do UNICEF.

O plano prevê ações e programas que serão monitoradas e acompanhadas pelo UNICEF como forma de tornar o Flamengo um clube cada vez mais envolvido com a causa da infância e da adolescência.

Está previsto, por exemplo, o estabelecimento de códigos de conduta internos nos centros de treinamento para proteger e promover os direitos de crianças e adolescentes atletas, até mesmo durante o processo de recrutamento.
Também serão realizadas ações em áreas como saúde, educação, proteção, convivência familiar e de recreação e lazer.

A parceria também prevê a realização de ações de comunicação por meio de campanhas e ações conjuntas com atletas e torcedores. O Flamengo será uma “plataforma de comunicação” de mensagens relacionadas a temas como proteção de meninas e meninos contra a violência e a importância da educação e do esporte seguro e inclusivo.
O objetivo é oferecer a oportunidade para que atletas e torcedores possam se tornar defensores da Convenção sobre Direitos da Criança e do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Para o UNICEF, a parceria é uma excelente oportunidade de transformar a paixão dos brasileiros por esportes em uma força em favor de crianças e adolescentes. E de dar grande visibilidade ao seu importante trabalho no Brasil e no mundo, aproveitando ainda a realização da Copa e das Olimpíadas e Paraolimpiadas no País.

A parceria conta com o apoio do Grupo ABC, comandado por Nizan Guanaes. Nizan é parceiro do UNICEF desde 2005 e tem atuado voluntariamente como conselheiro do Flamengo desde a posse de Patricia Amorim.

UNICEF e parcerias no esporte – Nos últimos anos, importantes alianças vêm sendo realizadas pelo UNICEF na área de esportes, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes em todo o mundo.

Um dos exemplos mais emblemáticos da força dessas associações é a parceria mantida desde 2006 com o clube Barcelona. A parceria tem contribuído para a arrecadação de recursos para programas e realização de ações de mobilização em relação a temas relacionados à infância em áreas como o combate ao HIV/aids e esportes.

O UNICEF também conta como o comprometimento e a influência de personalidades do mundo de esportes para mobilizar a sociedade pela causa. No Brasil, o piloto de Fórmula Felipe Massa tem participado desde 2007 de inúmeras ações e campanhas como Campeão do UNICEF para as Crianças Brasileiras.

No time internacional de embaixadores do UNICEF estão o jogador inglês de futebol David Beckham, o tenista suíço Roger Federer, o jogador argentino de futebol Leo Messi e a jogadora de tênis americana Serena Williams.

FONTE: meutimenota10.com

Nenhum comentário: