Cidade exemplo de educação no Rio Grande do Sul e no Brasil, Sapiranga sediará debates sobre educação, de 26 a 28 de janeiro, no Fórum Social Mundial 2010. O município, com cerca de 75 mil habitantes, conta com um projeto educacional de destaque, reconhecido pelo Ministério da Educação, e está credenciada a receber educadores e gestores do mundo inteiro para amplo debate e discussão.
Sob o tema “ Educação Planetária para uma Vida Sustentável”, Sapiranga terá uma estrutura especial preparada para o FSM.
Através de conferências, troca de experiências, debates, salas temáticas e atividades autogestionadas, abordará temas como educação popular, desenvolvimento sustentável, inclusão social, universidade aberta, educação tecnológica, juventude e mundo do trabalho, diversidade cultural, ética, redes de apoio ao desenvolvimento da economia solidária, diversidade e cidadania. Na abertura, dia 26 de janeiro de 2010, às 19h30min, ocorrerá a conferência “ Educação e Desenvolvimento Sustentável”.
CEAAL- O Conselho de Educação de Adultos da América Latina também estará participando ativamente dos debates, trazendo relato de experiências de educação popular em diversos países da América Latina, bem como analisando a educação popular e as políticas públicas.