Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

sábado, janeiro 31, 2009

Organizadores do 28º Congresso têm boas expectativas


A instância máxima do Andes-SN se reunirá, de 10 a 15 de fevereiro, em Pelotas, no 28º Congresso com o tema: Resistir e avançar na defesa do ANDES-SN, da universidade pública e dos direitos dos trabalhadores. No evento serão tratadas questões cruciais como as contra-reformas conduzidas pelo governo Lula na área do ensino superior, assim como na legislação sindical e trabalhista do país.
Para a professora, Elaine Neves da ADUFPel - Seção Sindical, entidade que, sedia o Congresso, tudo está sendo organizado para recepcionar os docentes das Instituições de Ensino de todo o País. “O evento será realizado no Colégio Municipal Pelotense. Escolhemos um espaço público por entendermos que investindo e divulgando a escola pública valorizamos a educação pública e gratuita. Algumas reformas foram realizadas no auditório, como pintura interna e externa, iluminação, sanitários e rampa de acesso para portadores de necessidades especiais. Além disso, vamos utilizar toda a estrutura da Escola, como xérox, cantina, entre outros. Para o congresso, climatizadores de ar também foram instalados. A organização se preocupou com os detalhes para tornar um local agradável e confortável para receber os congressistas que ficam 5 dias em Pelotas debatendo temas importantes para o movimento docente do país”, explica a professora.
Elaine Neves conta que a Festa de confraternização na abertura do 28º Congresso será realizada na Charqueada São João. “A festa é típica da região, tendo como local o cenário em que foi produzida a minisérie ‘A casa das Sete Mulheres’ para que os congressistas conheçam um pouco da história de Pelotas. A festa inicia às 22h, com música ao vivo, apresentando um repertório de música popular, e vai até às 3 hora da manhã”, conta.
Elaine afirma que a perspectiva quanto ao número de docentes é grande pela conjuntura que se apresenta e pelas importantes decisões que serão tomadas no evento. “Esperamos um número grande de docentes das universidades de todo país pelas questões importantes que serão discutidas, tais como: campanha salarial, carreira, imposto sindical, registro sindical, entre outros”, enfatiza. A professora completa informando que o Congresso do Andes-SN é a instância máxima do Sindicato e que nele é atualizado o Plano de lutas do movimento docente para 2009. “Sabemos da importância deste Congresso pelas políticas implementadas pelo governo na educação. Por isso, a perspectiva é grande com relação ao número de participantes, principalmente quando o governo fala em cortes de verbas para educação”, lembra.
O diretor da ADUFPel, Neri Mauch alerta para o número crescente de docentes pedindo aposentadoria. “Na UFPel é preocupante o número. Por outro lado, o governo aumenta o número de cursos nas universidades e prioriza a quantidade de estudantes sem valorizar a qualidade dos profissionais que enfrentarão o mercado de trabalho. Não investe em estrutura. A UFPel precisa de professores, salas de aula, biblioteca e muito mais. Até parece que a Universidade de Pelotas está bem. A política local de investimento na educação é bem clara. A exemplo disto, observamos a reforma no Anglo, espaço onde está sendo instalada a universidade, antes funcionava naquele local um frigorífico. Será que não seria mais econômico planejar e construir um espaço para universidade? Um projeto bem mais modesto, construir prédios seria mais barato do adaptar. Quanto a questão do desenvolvimento do município realizando restaurações, acredito que isto deveria ser prioridade dos governos estadual e municipal, não da universidade, conclui o professor.
Resistência
Caberá ao Congresso traçar as diretrizes de ações conjuntas com o movimento social organizado para resistirmos a esse conjunto de medidas que em sua essência fortalecem a privatização da educação superior no país, comprometem a autonomia universitária e têm uma perspectiva utilitarista e mercantil da produção de saber nas universidades e institutos de pesquisa públicos.
Denise VeigaADUFPEL-S.Sind

Nenhum comentário: