Delegados(as) de 19 estados reunidos(as) em plenária nacional do SINASEFE, deliberaram, pela continuidade da greve na rede federal de ensino básico, profissional e tecnológico.
A 105ª PLENA foi realizada no dia 05 de outubro, em Brasília, e teve a participação de 42 seções sindicais, 64 delegados(as) e 49 observadores(as), além de estudantes que acompanharam os debates.
Inicialmente as seções sindicais e/ou sindicatos ligados ao SINASEFE passaram seus informes sobre sua situação atual de mobilização. Os relatos foram relativos às atividades de greve no último período (assembleias de base, manifestações, etc) e indicaram a necessidade da unificação do movimento, tanto para as mobilizações como para uma possível suspensão do movimento.
Representantes da Central Sindical e Popular – Conlutas (CSP-Conlutas), Zé Maria e Paulo Barela, participaram da atividade fazendo falas sobre os ataques do governo aos servidores públicos federais e aos trabalhadores em geral. Eles destacaram a necessidade de mobilização dos SPF's, de forma unificada, para enfrentar esse cenário.
Durante a análise de conjuntura os participantes também fizeram a avaliação da greve. Assuntos
como a repercussão do ato realizado em Brasília no dia 04 de outubro e correlação de forças entre o governo e a categoria, foram destacados nas falas. Ao final do debate, foram apresentadas várias propostas e aprovada a manutenção da greve, com 43 votos favoráveis, 10 contrários e 6 abstenções.
Ao final da plenária foi debatida a necessidade da confecção de uma nova contraproposta,
essa contraproposta vai ser construída a partir da discussão, pela base, da contraproposta aprovada na 103a. PLENA e a sugestão das seções Colatina e Vitória. As sugestões deverão ser enviadas para discussão na 106a. PLENA
O Comando Nacional de Greve recebeu todas as sugestões apresentadas e vai elaborar um
cronograma e remeter para as bases. Algumas atividades para o próximo período também foram aprovadas:
19/10/2011: Atos públicos regionais unificados
22/10/2011: 106ªPLENA do SINASEFE
Ainda no dia 05, integrantes do Comando Nacional de Greve se reuniram com o deputado Arthur
Bruno, da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, que entrou em contato com o MPOG solicitando um posicionamento sobre a greve do SINASEFE.
FONTE: COMANDO NACIONAL DE GREVE SINASEFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário