Valoriza herói, todo sangue derramado afrotupy!

domingo, outubro 16, 2011

Obama inaugura monumento em homenagem a Martin Luther King







Uma controversa história de 15 anos culminou neste domingo (16) com a inauguração pelo primeiro presidente negro dos Estados Unidos do monumento a Martin Luther King Jr no Washington Mall, palco de seu discurso de 1963 "I Have a Dream" (eu tenho um sonho).

Ícone da luta pelos direitos civis, assassinado em 1968 aos 39 anos, Luther King é o primeiro líder negro a ganhar uma homenagem no Mall --até então um panteão de presidentes americanos: George Washington, Thomas Jefferson, Abraham Lincoln e Franklyn Roosevelt.

"Por mais difíceis que sejam os tempos, sei que vamos superá-los", declarou Barack Obama, ao inaugurar o movimento com um discurso repleto de aparentes alusões a seus próprios percalços políticos em meio à crise econômica e à polarização partidária nos EUA.

"Para cada vitória, há reveses. Mesmo após ganhar o Prêmio Nobel da Paz, Luther King foi criticado por muitos", afirmou, sob aplausos. "Foi atacado por seu próprio povo, pelos que achavam que ele avançava rápido demais e pelos que achavam que ele avançava devagar demais."

A estátua de 9 metros, circundada por um jardim, foi parcialmente esculpida em um bloco de granito branco chinês, por chineses, sob o comando do artista Lei Yixin --críticos defendiam uma pedra e um artista local, preferencialmente negros.

Proposto pelo presidente Bill Clinton em 1996, o monumento foi repetidamente atrasado sob controvérsias indo do pagamento de direitos à família de Luther King à administração do memorial.

A inauguração marcada para 28 de agosto, aniversário do icônico discurso, foi adiada ante o risco de o furacão Irene atingir Washington --o que não ocorreu.

Hoje, sob sol, cerca de 50 mil pessoas compareceram à cerimônia, que incluiu discurso de líderes civis negros e da irmã de Luther King, além de shows de artistas como Aretha Franklyn.

FONTE: FOLHA.COM

Nenhum comentário: