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sábado, outubro 01, 2011

Pesquisa de preços e substituições podem ajudar consumidor a economizar em tempos de inflação alta














Arroz, feijão e carne ficaram mais caros - ainda que, no ano, estejam mais em conta. Tomate, alface e macarrão subiram de preço em agosto. Ovo e frango também passaram a pesar mais no orçamento das famílias. Preços que reafirmam a necessidade de o consumidor pesquisar mais, buscar promoções e evitar desperdícios na cozinha.


Segundo especialistas, os alimentos devem continuar a apresentar preços elevados nos próximos meses. As projeções apontam para uma alta nos preços de alimentos em torno de 6% nesse 2011 - elevação salgada, mas ainda abaixo do que o que se viu em 2010 (10,4%).


- Os preços dos alimentos vão se sustentar num patamar elevado por alguns meses. E isso mesmo que alguns itens devolvam parte das altas registradas ao longo do ano - disse Alcides Neto, professor de economia da Trevisan Escola de Negócios.


Pesquisar garante economia. No Extra, o saco de 5kg de arroz Tio João custa R$ 9,48 - 36,5% a menos do preço cobrado no Zona Sul. Já o Pão de Açúcar oferece o litro de leite da Batavo por R$ 2,45 - 23,1% a mais do que o preço do Mundial (R$ 1,99). No mesmo supermercado, por menos de R$ 3, é possível comprar uma caixa de um litro de Ades.


Já no Guanabara, o mesmo produto sai por R$ 3,29 e no Zona Sul, R$ 3,99.

Na hora das compras, alguns cuidados podem fazer o consumidor gastar menos com alimentos nos supermercados. Confira:


SUBSTITUIÇÃO: Em tempos de carne cara, que tal comprar mais frango? Se o macarrão está mais caro, o arroz pode ser outra opção. Se o preço do alface subiu, talvez seja a vez de tirar a verdura da salada. E, sempre que puder, compare os preços.


HÁBITOS: Observe se o mercado perto do trabalho - ou da academia, ou da escola dos filhos - não oferece preços mais baixos do que aquele supermercado mais perto de casa.


PROMOÇÕES: Cuidado com as armadilhas das ofertas nos supermercados. Lembre-se que nem tudo que é promoção traz o menor preço da categoria. Vale, portanto, observar outros produtos similares.

FONTE: GLOBO.COM

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