No dia 22 de março foi lançada a Campanha Nacional ?Quem é de Axé diz que é?. O lançamento realizado no Teatro Gláucio Gil, localizado na Praça Cardeal Arco Verde, s/n, em Copacabana, Rio de Janeiro.
A Campanha ?Quem é de Axé diz que é? tem como objetivo a auto-identificação dos adeptos das religiões de matriz africana para o Censo de 2010, corrigindo os números divulgados no último censo 2000, onde os indicadores apontam uma queda abrupta com relação à população de Umbanda e Candomblé.
Os dados do último censo mostram que apenas 0,3% da população brasileira se identificam como sendo de religião Afro-brasileira, como mostram os números abaixo:
INDICADORES DO CENSO 2000:
Católicos: 73,7%
Evangélicos: 15,4%
Espíritas: 1,4%
Afro-brasileiros: 0,3%
Outras religiões: 1,8%
Sem religião: 7,3%
A campanha tem a promoção do Coletivo de Entidades Negras e conta com o apoio da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - Seppir e da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, através da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos.
Na oportunidade acontece a cerimônia de assinatura de Convênio para a criação do Centro de Referência de Enfrentamento à Intolerância Religiosa e a Promoção dos Direitos Humanos e de termo de compromisso para apoio a projeto de catalogação de peças religiosas afro-brasileiras que foram seqüestradas nas décadas de 30 e 40 e durante a ditadura militar.
FONTE:apnsbrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário