É um dia violentamente gravado na consciência colectiva do Sul Africano.Comemorou 30 anos mais tarde, como Dia da Juventude, um feriado oficial, é o dia que homenageia a morte de centenas de estudantes em Soweto, um dia que mudou o curso da história do país: 16 de junho de 1976.
Naquele dia, o governo e os policiais foram pegos de surpresa, quando a bolha de raiva latente de escolares finalmente explodiu, liberando uma intensidade de emoção que a polícia controlada na única maneira que sabia: com agressividade implacável. História Online SA coloca o número de mortos em 200, muito superior ao número oficial de 23.
educação bantu foi apresentado pelo Partido Nacional, em 1954.Antes que os negros não quer ir à escola ou foram educados em escolas missionárias, que caiu fora com o novo sistema. Muitas mais crianças foram matriculadas e as escolas existentes tornaram-se extremamente superlotadas - com turmas de cerca de 60 crianças - e da qualidade do ensino caiu.
Menos de 10% de professores negros tinham um certificado matricial, em 1961, de acordo com Bonner e Philip Segal Lauren em Soweto, uma história. As escolas eram mal equipadas, com laboratórios de nenhuma ciência ou campos de esportes, e muitas vezes sem biblioteca. Muitas crianças saíram da escola.
Introdução de Afrikaans
Em 1976, o governo introduziu o uso obrigatório do afrikaans como meio de instrução de - então Standard 5 Série 7. Circuito inspectores e diretores receberam o preceito: "Foi decidido que, por razões de uniformidade Inglês e Afrikaans serão utilizados como meios de ensino em nossas escolas em uma base de 50-50."
O que isto significa é que a matemática e estudos sociais deveriam ser ensinados em africâner, enquanto a ciência em geral e assuntos práticos, tais como madeira e housecraft seriam ensinados em Inglês.
Bonner e Segal dizem que uma das razões para esta decisão foi que a televisão está a ser introduzido na África do Sul em 1976, e "de fala africâner conservadores temiam que reforçaria a posição e status de Inglês no país".
Sentiu-se também que as crianças da escola negros estavam se tornando muito assertivo e "forçá-los a aprender em afrikaans seria uma forma útil de disciplina". Além disso, o governo argumentou, que pagou para o ensino negro, para que pudesse determinar a língua de instrução.
Isto não foi estritamente verdadeiro. crianças brancas tinham escolaridade gratuita, mas os pais negros tinham a pagar R51 - cerca de metade de um mês do salário - um ano para cada criança, além de comprar livros e artigos de papelaria e de contribuir para os custos de construção de escolas. A disparidade no subsídio do governo estava dizendo: R644 foi gasto em cada criança branca, mas apenas R42 em cada criança negra.
Alunos, professores e diretores se opuseram à decisão em africâner, para mais ou menos o mesmo motivo: os professores estavam mal preparados para ensinar na língua, que foi mais para uma terceira língua.
Janeiro 1976
Quando as escolas reabriu em Janeiro de 1976, pais e diretores não estavam satisfeitos - alguns pedidos de isenção do africâner ensino, dizendo que os professores não eram qualificados. O jornal Mundo de 5 de março relatou: "Embora a maioria dos conselhos escolares capitularam ao meio de directiva instruções do Departamento de Educação Bantu, os professores e diretores estão muito insatisfeitos."
Tensões sobre Afrikaans surgido nos meses seguintes. Por exames de junho de meados do ano se aproximando e os alunos estavam ficando inquietos. Em uma reunião convocada pelos líderes estudantis de 13 de junho cerca de 400 alunos apareceram e foram abordados por 19-year-old Tsietsi Mashinini, "um orador extremamente poderosa".
Ele sugeriu que a quarta-feira seguinte - 16 de junho - os alunos se reúnem em uma manifestação em massa contra o africâner. Os estudantes decidiram não contar a seus pais, com receio de perturbar-lhes o plano.
Um aluno, Teboho Mohapi, disse Bonner e Segal que havia muita antecipação para 16 de Junho: "Eles apenas nos vejo caminhar para fora da classe e vai tentar nos parar, e gostaríamos de lhes dizer:" Espere, este é o nosso dia. "
16 jun 1976
Estava frio e nublado, porque os alunos se reuniram nas escolas através de Soweto, em 16 de junho. Em um prazo acordado, eles partiram para Orlando West Escola Secundária de Vilakazi Street, com milhares de streaming em todas as direções. O planeado para marchar da escola para o Estádio Orlando.
"Até as 10h30, mais de 5 000 estudantes se reuniram em Vilakazi Street e que mais estavam chegando a cada minuto", diz Bonner e Segal. No total, "mais de 15 000 estudantes uniformizados com idades entre 10 e 20 [estavam] marchando naquele dia".
Uma vez no estádio, o plano era chegar a acordo sobre uma lista de queixas, e depois, eventualmente, a marchar para a sede do departamento de educação no Transvaal Booysens, nos subúrbios a sul de Joanesburgo.
Mas isso não aconteceu. A polícia formou uma parede de frente para os alunos, alertando-os para dispersar - uma ordem encontraram resistência. Teargas foi disparado contra a multidão e cães policiais liberados. No caos, as crianças correram para trás e para frente, atirando pedras contra a polícia - que disparou gás lacrimogêneo mais.
Bonner e Segal citar um estudioso da marcha, Jon-Jon Mkhonza: back "Os alunos estavam dispersos, correndo de volta para cima e para baixo ... vem, vem correr .... Era uma espécie de jogo, porque eles estavam fugindo, vindo trás, levando as pedras, jogando-os contra a polícia ... Foi um caos. Sempre que a polícia disparou gás lacrimogêneo, nós pulamos o muro do cemitério e depois voltaram e começaram a discutir novamente. "
O primeiro tiro
Então veio o primeiro tiro - em linha reta no meio da multidão, sem aviso prévio. Outros policiais pegaram o sinal e mais tiros foram disparados. Doze anos Hector Pieterson caiu no chão, ferido mortalmente. Ele foi pego por Mbuyisa Makhubo, um colega, que correu com ele para a clínica Phefeni, com o choro da irmã Antoinette Pieterson correndo ao lado.
O fotógrafo Sam Nzima mundo estava lá para registrar os últimos momentos de Pieterson. "Eu vi uma criança cair", diz ele. "Sob uma chuva de balas, corri para a frente e fui para a imagem."
A foto deu a volta ao mundo e Pieterson veio para simbolizar a revolta, dando ao mundo uma visão em-seu-face da brutalidade do apartheid.
Então todo o inferno quebrou frouxamente. Os alunos-alvo símbolos do apartheid: serviços administrativos, ônibus e veículos do governo e prefeituras municipais de cerveja, que foram os primeiros saqueados e depois incendiadas. Até ao final do dia as nuvens espessas de fumaça negra pairava sobre o município, e as ruas ficaram cheias de veículos e arrebitado, pedras e rochas.
veículos anti-motim derramado em Soweto, bloqueios de estradas foram construídos em todas as entradas, o exército foi colocado em alerta e helicópteros sobrevoavam, deixando vasilhas gás lacrimogêneo e disparar.
Os alunos feridos foram levados para o hospital Chris Hani Baragwanath, alguns morrendo em seus corredores, alguns morrendo em suas portas antes que pudessem ser admitidos, de acordo com Bonner e Segal.
Quando a noite caiu, o município tornou-se apagado ainda mais aterrorizante: cegos pela noite, a polícia simplesmente atirou contra a escuridão. Os estudantes revidaram com suas próprias armas: garrafas e pedras. O licor foi saqueada tendo efeito - as pessoas vagavam pelas ruas embriagados, em um clima de comemoração, levantando os punhos cerrados e gritando "Amandla!" (Poder).
No dia seguinte, revelou o massacre: corpos e incendiado lojas e veículos. Os confrontos continuaram, entre policiais e estudantes, unidos por gangues de rua. A violência se espalhou para outro município de Joanesburgo volátil, Alexandra, e, em seguida, na África do Sul. Até 18 de junho, todas as escolas em Soweto e Alexandra tinha sido fechado pelas autoridades.
A maioria das vítimas eram menores de 23, diz Bonner e Segal, e um tiro nas costas. Muitos outros ficaram mutilados ou aleijados.Até o final do ano cerca de 575 pessoas morreram em todo o país, 451 nas mãos da polícia, de acordo com a SA Online História. Os feridos numeradas 3 907, com o policial responsável por 2 389 deles. Cerca de 5 980 pessoas foram presas nos municípios esse ano.
O rescaldo
movimentos de solidariedade internacional foram despertados como conseqüência imediata da revolta. Eles logo deram o seu apoio aos alunos, colocando pressão sobre o governo do apartheid a moderar o seu domínio repressivo. Essa pressão era mantida durante toda a década de 1980, até os movimentos de resistência foram finalmente banido em 1990.
diretores da escola foram quase imediatamente permitido escolher o seu próprio meio de instrução, uma grande vitória para os alunos. Mais escolas e uma faculdade de formação de professores foram construídos em Soweto. Os professores receberam formação em serviço e encorajados a melhorar as suas qualificações, sendo dada bolsas de estudo.
A mudança mais significativa, entretanto, era que os negros urbanos receberam status permanente, como os moradores da cidade. Deixaram de ser peregrinos temporária nas cidades, que deverá retornar à terra natal, muitas vezes inferior pedaços de terra longe de centros industriais e postos de trabalho, onde se realizou a residência permanente.
A lei que proíbe negros de possuir empresas nos municípios foi abolido. Médicos, advogados e outros profissionais também já foram autorizados para a prática nos municípios.
Mas havia uma picada na cauda dessas medidas: a polícia foi dado poderes para prender pessoas sem julgamento. O resultado foi a detenção de centenas de pessoas nos próximos meses. Eles foram submetidos a tortura em um desejo de confirmar a versão do governo de eventos: que a agitação foi provocada por uma série de agitadores.
E milhares de jovens deixaram o país, desiludido com a repressão do governo e perseguidos pela polícia. Eles nunca terminou os seus estudos, preferindo ir para acampamentos militares e receber treinamento. Alguns foram infiltradas de volta para a África do Sul durante a próxima década, a cometer atos de sabotagem. Isso fazia parte da ofensiva constante contra o apartheid que finalmente quebrou suas costas, no final da década de 1980.
A maioria dos exilados voltaram para casa no início de 1990, para comemorar o nascimento da democracia em 1994.
Para que não esqueçamos o dia, há um museu para manter as memórias frescas. O Museu Hector Pieterson, em Orlando West no Soweto, está a poucos quarteirões de onde os estudantes ea polícia começou a confrontos violentos.
Artigo publicado pela primeira vez em SouthAfrica.info em 15 junho de 2006
Fonte:CIDADE DE JOANESBURGO
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